fim de ano chegou, mais um… e ontem eu fui almoçar em um boteco no bairro Santa Cecilia aqui em SP, para ser mais preciso, na rua Canuto do Val, mais preciso ainda, no Jhony’s Bar e Restaurante. E enquanto eu aguardava em pé o meu camarada Rapha Bento colar na esquina, para que com aquela nossa precisão dividíssemos um parmegiana com alguns copos de malte, eu também observava o outro lado da esquina, na outra esquina, o que ficou ainda do prédio da tradicional e finada casa de shows e bar da boemia de São Paulo, a CASA DOS ARTISTAS, O BIROSKA… e eis que neste mesmo instante, Rapha chegou e eu disse: – tudo certo? tudo bem? E ele respondeu: – tudo certo, maravilha! tá fazendo o que aí em pé? E eu disse: – Preciso acabar de fotografar com esta câmera que está com um rolo de filme quase no final para depois levar para revelar, então vou aqui, fazer uma foto da fachada da Casa dos Artistas, que eu sinto muito que acabou… Preparei a câmera, fiz o enquadramento, apertei o botão e fui girar o filme para mais uma e travou! só tinha mais aquele frame alí… rebobinei, saquei o filme e guardei a câmera… Rapha perguntou: – e ai? rolou? conseguiu? Eu respondi: – acho que sim, era o ultimo click, achei que tivesse mais um pouco, mas não, e tudo bem, caso não saia nada eu volto aqui, se der tempo, porque logo mais já não haverá mais nada, nem o nome que sobrou e os detalhes da arquitetura na fachada, e talvez nem mesmo as estrelas ali na calçada da fama existirão… E Rapha completou: – verdade, olha lá, já tem até o novo letreiro no alto, do sacolão, do mercadinho, sei lá…
O Biroska, a Casa dos Artistas pertencia a empresária Lilian Gonçalves, filha do grande cantor Nelson Gonçalves. A casa existiu por mais de 40 anos recebendo cantores, atores, muitos artistas e um grande público de assíduos frequentadores. Em 2016 a casa foi um dos cenários do longa metragem Magal e os Formigas, e eu estive por lá fotografando o elenco de atores e atrizes do filme.
Obs: Lá em Birigui, pelos idos finais dos anos 90/2000 (não me lembro bem a data), alguns amigos meus (entre eles Marquinhos e Norberto) saíram das casas dos seus respectivos pais e resolveram dividir o aluguel de uma casa, já que a vida com responsabilidades se iniciava… a casa ficou conhecida depois de um tempo como a Casa dos Artistas (neste caso porque na época na tv estrelava o reality com o mesmo nome), muita gente passou por lá, nenhuma grande estrela da indústria cinematográfica e/ou fonográfica, mas muita gente brilhou ali, junto as estrelas que brilhavam sobre a piscina em dias de gala… e eu, quando de visita a cidade, também dava uma passadinha por lá, da calçada para dentro, para visitar os amigos, saber das novidades, das novas atrações… mas isto é outra história…